Carrinho de compras

 

Institucional

Sintra com o maior orçamento municipal da sua história

Para Marco Almeida, presidente da Câmara Municipal de Sintra, este é “o maior Orçamento da Câmara Municipal de Sintra.

Sintra com o maior orçamento municipal da sua história

Para Marco Almeida, presidente da Câmara Municipal de Sintra, este é “o maior Orçamento da Câmara Municipal de Sintra.

Prometemos e vamos fazer pelos Sintrenses”. Marco Almeida sublinha que “os impostos dos Sintrenses não são para ficar no banco, são para investir no concelho”.

A partir de janeiro são mais 182 milhões de euros de investimento, em projetos que contribuirão de forma decisiva para a melhoria da qualidade de vida dos Sintrenses, em diversas áreas como a habitação, a educação e o desporto, a mobilidade e a rede viária, o ambiente e a cultura.

Na Educação, o executivo liderado por Marco Almeida vai investir mais de 34 milhões de euros, dos quais 27,8 serão investidos no parque escolar, com especial enfoque na construção do Pólo Escolar Ferreira Dias e do Pólo Escolar da Serra das Minas, e 2 milhões de euros que serão destinados à implementação do Cheque Escolar. Também na área da Cultura e Desporto serão investidos mais de 6 milhões de euros.

O município de Sintra continua a sua estratégia de descentralização para as juntas de freguesia, num investimento de 18 milhões, em matérias diversas, nomeadamente na manutenção de espaços verdes, parques urbanos e espaços de jogo e recreio; manutenção de parques infantis e polidesportivos; manutenção de edifícios escolares e requalificação de vias.

A nível do IMI, o município de Sintra mantém este imposto no mínimo legal. O orçamento municipal para 2026 prevê um investimento de mais de 30 milhões de euros em higiene urbana e na manutenção do espaço urbano e, no ambiente, regista-se um investimento de 11,6 milhões de euros.

O orçamento da autarquia Sintrense prevê ainda um conjunto de investimentos em vias estruturantes, das quais se destacam a Circular Poente ao Cacém; Variante à EN 9 Fervença - Lourel/Algueirão; Variante à EN 247 na Terrugem; Variante a Ranholas com a criação de parque de estacionamento e ainda a ligação à EN 250/Recoveiro - Estrada do Telhal/Acesso A 16.

Ainda no que concerne a investimentos na área da Mobilidade e transportes públicos, a Câmara Municipal de Sintra investe, em 2026, 7 milhões de euros no Passe Único.

Em 2026, a Estratégia Local de Habitação reflete no orçamento municipal mais de 26,9 milhões de euros, para reabilitação de frações habitacionais municipais e para a aquisição de fogos.

Sintra vai investir mais de 9 milhões de euros na requalificação urbana, tendo previsto um investimento, com especial foco nas Áreas de Reabilitação Urbana de Algueirão - Mem Martins; Centro Histórico de Sintra; Massamá/Monte Abraão e São João das Lampas/Magoito.

Marco Almeida destaca que “prometemos e vamos ter um verdadeiro Orçamento Participativo”, num investimento da Câmara Municipal de Sintra de 250 mil euros.

“Este é o investimento que propomos para os Sintrenses. Ainda não é o orçamento que queremos dar aos Sintrenses, mas é o primeiro passo. Sintra vai começar a mudar”, garante Marco Almeida.

Leia também:

Institucional

Biblioteca Municipal de Sintra em horário alargado na época de exames

Em 2026, de 5 de janeiro a 13 de fevereiro e de 8 de junho a 15 de julho, todos os estudantes podem reservar um lugar e usufruir do espaço das 20h00 às 02h00, de segunda-feira a sábado.

Ler artigo

Institucional

Segunda fase do Programa E-LAR com candidaturas abertas

As candidaturas decorrem ao abrigo do Ministério do Ambiente e Energia, através da Agência para o Clima, e acontecem até ao esgotamento da verba disponível, tendo como data limite o dia 30 de junho de 2026.

Ler artigo